Pular para o conteúdo principal

Reconheça os sintomas da Hipertensão Arterial | Dr Fabrício Furtado

A hipertensão arterial acomete cerca de 20% das pessoas com mais de 20 anos e mais de 50% das pessoas com mais de 60 anos. Ou seja, de cada 2 pessoas como mais de 60 anos, uma é hipertensa.

O aumento da pressão arterial raramente causa sintomas. É por este motivo que ela é conhecida como a "assassina silenciosa". Silenciosamente ela leva a lesões cardíacas, lesão vascular cerebral, lesão renal, lesão na retina e outras tantas consequências identificadas apenas durante exames especializados. Estas lesões acontecendo por meses e anos seguidos aumentam o risco de o paciente apresentar derrame cerebral, infarto do miocárdio, insuficiência dos rins e até cegueira.


Existe a crença de que o aumento da pressão arterial possa levar a dor de cabeça, dor na nuca, tontura, calores e outros sintomas. No entanto, isto só acontece em situações extremas em que a pressão arterial atinge valores acima de 180 x 120 mmHg.

Mais comum que a pressão alta levar a sintomas são as situações em que o paciente sofre de dor de cabeça, enxaqueca, dores musculares, estresse emocional e estas alterações sim acabam fazendo com que a pressão aumente. O tratamento com analgésicos para o problema inicial irá consequentemente levar a normalização da pressão.

Em resumo, a característica principal da hipertensão arterial é não estar associada a sintoma nenhum!

Por isto, a única maneira de identificar se a sua pressão é alta é realizando a medida com a técnica correta com aparelho adequadamente calibrado e após pelo menos 5 minutos de repouso, sem ter tomado café, álcool ou refeições muito pesadas, sem estar com a bexiga cheia ou com qualquer tipo de dor ou estresse. Todas estas condições afetam a pressão arterial.

Fique atento e procure seu médico regularmente para que ele possa realizar esta medida com técnica adequada e, caso esteja tendo dores de cabeça ou outros sintomas que você achava serem decorrentes do aumento da pressão arterial, procure seu médico para que ele possa avaliar se existe relação entre este sintoma e o aumento da pressão arterial.

Comentários